30 Julho, 2021 12:06

Ciaspi promove ações de saúde e bem-estar para os servidores

O servidor tem acesso à uma equipe multidisciplinar, com atendimento psicológico, aulas de pilates e diversas ações de promoção à saúde.
Atendimento psicológico

O Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Piauí (Ciaspi), da Secretaria de Administração e Previdência, vem promovendo ações voltadas para a saúde mental e o bem-estar do servidor, antes e durante a pandemia. O servidor tem acesso à uma equipe multidisciplinar, com atendimento psicológico, aulas de pilates e diversas ações de promoção à saúde.

“Os atendimentos estão disponíveis para os servidores efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários, de todos os órgãos e secretarias estaduais, sem distinção. Queremos, mais do que nunca, que os nossos colaboradores estejam bem emocionalmente”, ressalta a Secretária Estadual de Administração e Previdência, Ariane Benigno.

Só no último ano, foram quase 1.500 atendimentos psicológicos e mais de 200 aulas de pilates, que acontecem desde 2019. Em virtude da pandemia, as consultas e as aulas acontecem de forma on-line, podendo atender servidores estaduais de todo o Piauí, gratuitamente.

“Nós já oferecíamos este serviço antes da pandemia, mas percebemos que houve uma maior procura nos últimos meses, por conta do isolamento social, do medo pela Covid-19, o receio pela volta ao trabalho. Antes, o serviço era direcionado mais ao público de Teresina, agora, por ser on-line, conseguimos alcançar servidores estaduais também do interior”, destaca Elismary Alencar, Gerente de Atenção e Promoção a Saúde do Servidor do Ciaspi.

O psicólogo Kaio Rodrigues pontua os motivos para que os servidores procurem atendimento. “Muitos não tiveram como parar suas atividades, ou o Estado pararia. E em meio a pandemia, relatam sensações de frustração, medo pelos familiares. Como o Ciaspi tem essa equipe multidisciplinar, nós também conseguimos direcionar o servidor para outros profissionais e indicar atividades como o pilates, por exemplo”, afirma.

Os atendimentos psicológicos estão disponíveis de segunda à sexta-feira, nos dois turnos, com consultas on-line. Para marcar um horário, o servidor deve entrar em contato pelos números (86) 9 9402-2379 e (86) 9 9404- 4164.

Inscrições abertas para o Pilates em Casa

O Ciaspi abriu novas turmas para aulas de pilates on-line e ao vivo. As aulas vão acontecer às terças e quintas-feiras, nos horários de 14:40h e 17:00h. Estão disponíveis 50 vagas e as inscrições vão até o dia 10 de agosto. Para se inscrever, o servidor deve enviar um e-mail para apoioadmciaspi@gmail.com, com o nome completo, matrícula, órgão, função e telefone.