19 Setembro, 2019 9:36

Água Branca ganhará agência do IBGE

Órgão funcionará na antiga sede do Detran, no Centro da cidade.
Cristal Sá
Prefeito Jonas e secretário Merlong assinam termo de cessão do imóvel onde funcionará o IBGE.

O secretário estadual de Administração e Previdência, Merlong Solano, e o prefeito Jonas Moura assinaram termo de cessão de imóvel do Governo do Estado para a Prefeitura de Água Branca, destinado à abertura de uma agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município. A previsão é de que a unidade comece a funcionar até o final deste ano.

"É mais um órgão que vem fortalecer as políticas públicas e demonstrar o nosso compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade. Água Branca e o Médio Parnaíba agradecem ao Governo do Estado e ao secretário Merlong Solano pela sensibilidade e apoio à nossa gestão e ao desenvolvimento econômico que será intensificado com a nova sede do IBGE", afirma o prefeito Jonas.

A agência funcionará na antiga sede do Detran, localizada no centro de Água Branca. O atendimento será realizado por servidores do IBGE remanejados de Valença e funcionários a serem contratados.

Redistribuição de agências

De acordo com o gerente de Planejamento e Gestão em exercício do IBGE no Piauí, Emanuel Guedes, a abertura da nova agência é resultado do Projeto Rede, que visa adequar a estrutura do Instituto à realidade territorial e populacional do país, a partir de mudanças econômicas e sociais verificadas ao longo dos anos.

"Além de Água Branca, os municípios de Paulistana, Bom Jesus e São João do Piauí também serão contemplados com agências do IBGE. A definição desses municípios levou em consideração questões como a influência dessas cidades, se elas se caracterizam como cidades-pólo, e variáveis como distância e outras características geográficas", explica Guedes.

 

Por Cristal Sá