12 Agosto, 2019 17:18

Ciaspi realiza mais de 800 atendimentos gratuitos a servidores estaduais

A iniciativa marca a passagem pelo Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto, e visa promover o bem-estar do servidor.

Aferição da pressão arterial; teste de glicemia capilar; avaliação do pé diabético; auriculoterapia; meatoscopia; avaliação vocal; teste rápido de hepatites B e C, sífilis e HIV/AIDS; avaliação nutricional; pilates laboral e orientações sobre primeiros socorros foram os serviços oferecidos pelo Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), na última sexta-feira (09), aos servidores do Centro Administrativo. No total, foram realizados 821 atendimentos gratuitos.

Segundo a diretora do Ciaspi, Flaviana Veras, a iniciativa marca a passagem pelo Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto. “O evento conseguiu a adesão de muitos participantes. Panfletos foram distribuídos com o intuito de divulgar/orientar sobre a importância do dia de saúde, fazendo com que outras pessoas também visitassem o local”, declarou a diretora.

 O secretário estadual de Administração e Previdência, Merlong Solano, comemorou a quantidade de atendimentos feitos e ressaltou sua preocupação com o bem-estar do servidor. “Cuidar do servidor é uma das nossas prioridades, afinal ele é o próprio Estado. Porque é ele que está na ponta, em contato direto com o cidadão, atendendo, resolvendo as mais diversas demandas”, afirmou o secretário.

A enfermeira do Trabalho, Rayana Amélia, que acompanhou o planejamento do Dia de Saúde desde a elaboração até a execução, comentou a importância de realizar as atividades próximas ao ambiente de trabalho. “Esse tipo de atividade de prevenção dentro do ambiente laboral é muito confortável para o funcionário público, pois realizam exames, consultas e outras atividades em um só local”, frisou a enfermeira.

O Dia de Saúde atendeu servidores das Secretarias de Administração e Previdência, Educação, Saúde, Fazenda, Infraestrutura,  Transportes, Justiça, Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Agência de Tecnologia da Informação, Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Piauí, Fundação de Esportes e Detran.  

 Parcerias

 Durante o evento, vários parceiros estiveram presentes apoiando a iniciativa. Entre eles a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Gerência de Saúde Mental e do Centro de Testagem e Aconselhamento; a Liga Acadêmica de Urgência, Emergência e Traumas da Universidade Federal do Piauí; a coordenação de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, por meio da Liga Acadêmica de Estomatoterapia; os acadêmicos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ensino Superior do Piauí (Faespi); o Centro de Referência Estadual a Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Estúdio de Pilates Juliana Probo.

 Resultados

As gerentes do Ciaspi, Elismary Alencar e Aline Coelho, comemoraram os resultados atingidos, ressaltando que muitos servidores puderam usufruir dos serviços oferecidos.

 Veja o quantitativo de serviços oferecidos.

 

Atividades

Atendimentos

Glicemia capilar

214

Aferição de pressão arterial

209

Meatoscopia

80

Auriculoterapia

70

Avaliação do pé diabético

14

Avaliação Nutricional

61

Testagem rápida( HEP B e C, Sifilis e HIV)

64

Pilates Laboral

45

Avaliação vocal

44

Instrução de primeiros socorros

20

Total

821

 

 *O Dia Nacional da Saúde é importante para promover a conscientização sobre a importância dos cuidados que cada um deve ter com o corpo. Um dia para ressaltar a importância de buscar no dia-a-dia por um equilíbrio físico e mental. Para isso alguns fatores devem ser seguidos, como uma boa alimentação, um bom descanso, atividades físicas e cuidados com a higiene pessoal.