25 Agosto, 2020 16:47

Projeto oferece assistência psicológica gratuita a profissionais da saúde

O objetivo é oferecer suporte emocional aos profissionais que estão atuando no enfrentamento à Covid-19 e que precisem cuidar da saúde mental.

 O projeto Conectados à Vida, de iniciativa das Secretarias de Saúde (Sesapi) e Administração e Previdência (SeadPrev), está oferecendo atendimento psicológico gratuito aos profissionais da saúde vinculados à Sesapi que atuam no enfrentamento à Covid-19 e que estejam precisando cuidar da sua saúde mental. O atendimento é feito de forma virtual por meio da plataforma www.conectadosavida.com.br.

De acordo com o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, o projeto tem como objetivo oferecer suporte emocional aos profissionais que, pelo trabalho intenso e riscos de contaminação elevados, podem desenvolver quadros de ansiedade, depressão, irritabilidade, estresse agudo, dentre outros problemas.

"Todas as pessoas que têm vínculo com a Sesapi e estão atuando no combate à pandemia podem buscar o serviço. Profissionais do setor administrativo, do apoio, médicos, pessoal da limpeza, cozinheiras, etc. Ao todo, dezenove psicólogos atuam no projeto. São profissionais que foram treinados para atuar nesta modalidade de atendimento. As consultas são realizadas das oito da manhã até a meia noite", informou Franzé Silva.

A gerente de Atenção e Promoção a Saúde do Servidor, Elismary Alencar, destaca que desde o início da pandemia o Centro Integrado de Atenção ao Servidor (Ciaspi) vem registrando aumento considerável na quantidade de servidores solicitando perícia médica com vistas ao afastamento de suas funções.

"Nesse contexto de pandemia, os profissionais da saúde são os mais expostos: risco de contágio, afastamento dos familiares, mudança na rotina de trabalho, etc. Como resultado dos elevados níveis de estresse, os profissionais da saúde estão pedindo afastamento de suas funções para tratamento médico. Isso acendeu o alerta para a necessidade de oferecer suporte psicológico a estes servidores e, a partir daí, articulamos com a Sesapi a execução do projeto Conectados à Vida, serviço gratuito e com efeito sobre o bem estar geral e a qualidade de vida desses profissionais, mesmo no pós-pandemia ", explica Elismary Alencar.

 Como acessar

 O servidor que deseja atendimento deve acessar a plataforma e clicar no link “Profissional Sesapi”. Nesse link ele preencherá um cadastro com informações como nome e matrícula e será direcionado para uma sala de espera virtual. O psicólogo responsável pela consulta segue o procedimento padrão do Atendimento Psicoterapêutico.

Por Celina Honório