01 Maio, 2021 12:20

SeadPrev e ATI desenvolvem sistema que identifica e compartilha boas práticas de gestão em compras públicas

Software está sendo utilizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração

A Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SeadPrev) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) desenvolveram um aplicativo web para auxiliar o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) na identificação e compartilhamento das boas práticas utilizadas pelos estados brasileiros no planejamento, execução e avaliação de suas compras públicas. A ferramenta desenvolvida no Piauí está sendo utilizada para o registro e troca de experiências de práticas exitosas que já foram ou estão sendo implantadas nos órgãos estaduais.

O Consad reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, visando a troca de experiências e a busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.  A secretária de Administração e Previdência, Ariane Benigno, explica que a ideia de elaborar o sistema surgiu durante um encontro do Grupo de Trabalho de Compras Públicas do Consad.

 "O Consad é um órgão nacional que aponta e estimula a reprodução de boas práticas de gestão, apresentando as experiências exitosas adotadas por um estado aos demais estados que fazem parte do Conselho.  Em um dos encontros do GT de Compras foi discutida uma maneira de otimizar a tabulação dos dados enviados pelos estados e a SeadPrev se dispôs, em articulação com a ATI, a elaborar um sistema para a melhor gestão das informações, substituindo as planilhas fixas por um sistema que gera relatórios de análise e permite comparações e avaliações mais objetivas", explicou a gestora.

 Ariane Benigno destacou que a ferramenta desenvolvida pela ATI permite que o Consad possa multiplicar abas ou funções no sistema, disponibilizando  o uso da tecnologia para outros Grupos de Trabalho que fazem parte do Conselho. "A tecnologia pode ser replicada para outros Grupos de Trabalho, gerando mais rapidez no repasse de informações ao Consad e também na análise dos dados enviados. Outra vantagem é que os estados vão poder atualizar permanentemente o status de implementação das boas práticas. Ficamos felizes em desenvolver aqui no Piauí uma tecnologia que será utilizada em todo o país", pontuou a secretária.

 Fabrício Marques, presidente do Consad e secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, ressalta que a ferramenta criada com o suporte técnico da ATI tem papel fundamental no planejamento estratégico dos estados, identificando oportunidades de melhorias e subsidiando a priorização de algumas iniciativas. "Além de nortear as alocações de recursos, o sistema também tem auxiliado os gestores, membros do Conselho, na construção de uma linha de base. Essa integração entre os estados é essencial, porque a maioria dos entes públicos já possui boas práticas implementadas e que podem ser cadastradas e compartilhadas com outras unidades. As experiências de cada um também ficam sendo conhecidas e os resultados compartilhados, proporcionando mais assertividade nos processos”, frisou Marques.