06 Setembro, 2019 16:51

SeadPrev planeja melhorias na gestão de processos

Iniciativa tem por objetivo garantir mais agilidade na execução das tarefas.
Cristal Sá

A desburocratização de processos da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) foi uma das principais motivações para a reunião realizada pelo secretário da pasta, Merlong Solano, com superintendentes e gestores do órgão, nesta sexta-feira (06). "Essa foi uma reunião de alinhamento dentro de um planejamento mais amplo, que deve envolver os servidores de cada um dos setores da SeadPrev", frisou o gestor.

O secretário determinou a revisão dos fluxos de processos e rotinas de trabalho, a fim de garantir mais agilidade na execução das tarefas. "A nossa proposta é incorporar metodologias mais ágeis, mas sem abrir mão das exigências legais. Naquilo que a tecnologia e a informática puderem nos auxiliar, faremos as adequações necessárias", destacou Merlong.

Um dos exemplos é o Sistema de Administração e Gestão de Pessoas (Siape), que está em fase de implantação. Até agosto de 2020, a unificação dos diversos controles de gestão de pessoas com a folha de pagamento dos servidores ativos e inativos deverá ser alcançada com a conclusão do Siape.

Eficiência

Durante a reunião, foi apresentado o novo fluxograma da SeadPrev, definindo as atribuições de cada uma das 12 diretorias que compõem as três principais ramificações do órgão: Superintendência de Gestão Administrativa e Controle de Gastos, Superintendência de Gestão de Pessoas e, por último, a Superintendência de Licitações e Contratos, que está sendo reestruturada, a fim de atender à crescente demanda, uma vez que a secretaria funciona como Central de Licitações do Estado. 

Ficou acertada a realização de cursos específicos para determinados grupos de servidores, a fim de aprimorar procedimentos estratégicos da SeadPrev, além da adoção de rotinas que permitam a redução de despesas. No atendimento ao servidor, foram apresentadas as especificidades do Centro Integrado de Atenção do Servidor do Piauí (Ciaspi).