27 Novembro, 2017 9:17

SeadPrev realiza ações do Novembro Azul

Ascom Ciaspi

Servidores recebem atendimento multidisciplinar e informativos sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata

A Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev), por meio da Escola de Governo, Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado (Ciaspi) e Fundação Piauí Previdência (Funprev), realizaram nesta sexta (24), ações voltadas ao Novembro Azul. As atividades aconteceram no auditório da Agencia de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e se estenderá durante toda manhã, com a realização de exames para a saúde básica do homem, no pátio da SeadPrev.

O secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, ressaltou aos homens a importância da prevenção como fator essencial para o combate ao câncer de próstata que quando identificado no início possui maiores chances de cura. “É importante que a gente desperte isso no nosso time masculino e que essa campanha do Novembro Azul seja um momento de reflexão, mais acima de tudo, de mudança de posicionamento dos homens. Nós precisamos agir aqui de forma diferenciada, ativa e preventiva”, ressaltou o secretário Franzé Silva.


Alem de palestras sobre a prevenção do câncer de próstata foi ofertado atendimento multidisciplinar com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, meatoscopia (exame de ouvido), distribuição de informativos sobre saúde do homem e de preservativos.


O servidor Paulo de Tarso, que participou das palestras e ações considerou a iniciativa muito válida como forma esclarecimento sobre a saúde do homem. “Acho que o servidor está sendo beneficiado com essas ações. O homem precisa parar de achar que por não sentir nada está tudo bem com sua saúde, mas precisa prevenir e fazer seus exames”, ressaltou.

 

Novembro Azul

O novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade, em especial aos homens, para a atenção de doenças predominantes nesse gênero, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e conscientização a respeito da saúde masculina.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, no ano de 2008, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, identificando de forma precoce a doença e a busca pelo tratamento.