22 Agosto, 2017 11:33

Servidor que não atualizar dados terá salário bloqueado

Os servidores públicos estaduais que nasceram em julho, agosto e setembro podem fazer a atualização cadastral até o dia 21 de setembro. Os demais servidores que perderam o prazo estipulado pela Secretaria de Administração e Previdência ainda podem atualizar os dados do cadastro.

O secretário da SeadPrev, Franzé Silva, conseguiu junto à Agência de Tecnologia da Informação (ATI) que a janela do arquivo permanecesse em funcionamento. "Inicialmente, o prazo para os remanescentes seria de 22/10 a 06/11, mas quem não atendeu ao chamamento da Secretaria ainda pode acessar o sistema e fazer a atualização pedida," afirma Franzé.

Cerca de 5.565 servidores nascidos em janeiro, fevereiro e março e 7.539 nascidos em abril, maio e junho ainda precisam realizar a atualização cadastral porque estão correndo o risco de terem o contracheque bloqueado. "Caso não consigam fazer a atualização com mais essa oportunidade, o salário será retido ao final do prazo estabelecido", afirma Franzé Silva.

A atualização dos dados pode ser feita pelo site www.atualizacao2017.pi.gov.br ou através do aplicativo "Piauí na Palma da Mão". O servidor só precisará modificar os dados fornecidos no recadastramento que mudaram como conclusão de cursos, nascimento de filhos ou mudança de endereço, por exemplo.

Os servidores inativos e pensionistas com dificuldades de locomoção para ir ao cartório a fim de fazer a Declaração de Vida, uma das exigências da Atualização Cadastral, devem constituir um procurador com firma reconhecida para realizar o procedimento.

Já para os casos em que o aposentado e o pensionista não têm mais condição de passar procuração é necessário ter um curador, na forma da legislação civil.

Depois de fazer a atualização cadastral via online, o aposentado e pensionista juntam a Declaração de Vida, cópias autenticadas da procuração pública e do RG do inativo ou pensionista e do procurador.

A próxima etapa é entregar os documentos no auditório do órgão ou  encaminhar para a Secretaria de Administração e Previdência, Av. Pedro Freitas, Bloco 1 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro, Teresina-PI - 64.018.900.

Contato para informações: 0800-2803655.