18 Setembro, 2019 15:24

Valorização da vida e prevenção ao suicídio são temas de palestra na SeadPrev

Palestra teve como objetivo conscientizar gestores e servidores de que o suicídio pode ser evitado.
Foto: André Bastos

Setembro é o mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Em alusão à temática, a Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev), por meio da Escola de Governo (Egepi), realizou nesta quarta-feira (18), no auditório da SeadPrev, a palestra "Todos pela Valorização da Vida". A apresentação, conduzida pela psicóloga e especialista em Tanatologia Amparo Silva, reuniu gestores e servidores estaduais.

Abrindo o encontro, o secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano, destacou a importância de colocar o tema na pauta de discussão social. "É muito importante este momento de conscientização sobre a prevenção do suicídio, mostrar que pode ser evitado. Precisamos desmistificar a temática. A informação e o diálogo são essenciais para ligar o alerta e nos fazer observar as pessoas ao nosso redor, oferecer apoio emocional", reforçou o secretário.

Em sua fala, a psicóloga Amparo Silva atentou para os fatores de risco, modelos de prevenção e formas de acolhimento. "Precisamos psicoeducar as pessoas para a valorização da vida. Aprender a acolher sem julgamentos, evitar a espetacularização do suicídio", reforçou a palestrante.

Fransinete Mendes, coordenadora de Bens Imóveis da SeadPrev, elogiou a iniciativa da Egepi ao oferecer a palestra aos servidores estaduais. "Foi um momento de reflexão e conhecimento.Tenho caso de suicídio na família, então posso dizer que senti na pele os efeitos devastadores que ele ocasiona. A palestra nos ajudou a conhecer a melhor forma de abordagem e acolhimento à pessoa com depressão", avaliou a coordenadora.

 

Por Celina Honório